Simbologia

Mós de Moinho
Barco
Burelas Onduladas
Representam o património desta freguesia, assim como o seu topónimo que tem a sua origem nas numerosas azenhas e moinhos que existem ao longo do curso da ribeira que desagua no Tejo. Representa a antiga actividade de barqueiro. Uma das actividades mais tradicionais desta freguesia foi, sem dúvida, o tráfego fluvial que no passado empregou grande número de pessoas. No entanto, com o desenvolvimento de novas indústrias nas cidades vizinhas, essa actividade decaiu bastante. Representam a localização da freguesia junto da margem direita do rio Tejo, assim como o primeiro elemento toponímico.
 
 

Brasão

 

 

 

Bandeira

 

 

 

 

Selo 

 

 

 

 

Diário da República de 24 de Maio de 2006, Número 100, III Série

JUNTA DE FREGUESIA DE RIO DE MOINHOS

Edital

Brasão, bandeira e selo

Rui Manuel Vasco André, presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, do município de Abrantes:

Torna pública a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da freguesia de Rio de Moinhos, do município de Abrantes, tendo em conta o parecer emitido em 24 de Janeiro de 2006, pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueológicos Portugueses, e que foi estabelecido, nos termos da alínea q) do n.º 2 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, sob proposta desta Junta de Freguesia, em sessão da Assembleia de Freguesia de 22 de Abril de 2006:

Brasão — escudo de azul, barco de ouro mastreado e cordoado do mesmo, realçado de vermelho e vestido de prata, navegando em campanha diminuta de três tiras ondadas de prata e azul; em chefe, duas mós de moinho de prata, abertas do campo. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «RIO DE MOINHOS — ABRANTES»;

Bandeira — amarela. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro;

Selo — nos termos da lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Rio de Moinhos — Abrantes».

5 de Maio de 2006. — O Presidente da Junta, Rui Manuel Vasco André. 

 

 

 

 

                       

 

Direitos de Autor @ 2016 Rio de Moinhos