Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense

Rua Visconde de Abrançalha, 2
2200-800 Rio de Moinhos ABT
Tel 964 485 706
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / www.facebook.com/filarmonicariomoinhense 


A Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense foi fundada no início do século XIX, sendo a mais antiga de todas as Associações e Colectividades do distrito de Santarém, ainda hoje em funcionamento.

De acordo com algumas informações vindas de um passado já longínquo, a formação da Banda de Música terá tido as suas origens através da acção concertada pela Paróquia Riomoinhense. Existiria na altura um monge com conhecimentos musicais, o qual pouco a pouco, tendo adquirido alguns instrumentos, conseguiu a formação da Banda de Música.

Não existem factos provados da sua fundação, no entanto, um estudo promovido pelo Centro Cultural Regional de Santarém, realizado em 1984, afirma o seguinte: “A Associação mais antiga do concelho de Abrantes que ainda se mantém em actividade é a Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Riomoinhense que, a ser correcta a informação obtida, terá mais de 163 anos, o que lhe confere o privilégio de ser a Associação mais antiga do distrito de Santarém”.

Segundo Rui André, Presidente da Mesa da Assembleia e posteriormente Presidente da Junta de Freguesia, a Filarmónica comemora o seu aniversário, como sendo a data da fundação, o dia 4 de Julho de 1821, continuando a procurar documentos que comprovem a veracidade dos factos.

Sabe-se também que de 1875 a 1927 foi maestro José Vicente de Sousa Nogueira, que dirigiu a Filarmónica Riomoinhense durante 52 anos.

Os Estatutos foram aprovados apenas em 1969, registados sob o nº B-103/7.992 do Governo Civil de Santarém.


Fonte: "Bandas Filarmónicas Portuguesas" (2011), da autoria de João Franco

 

 

 

                       

 

Direitos de Autor @ 2016 Rio de Moinhos